Hoje iniciei a leitura de um livro que falava sobre o assunto. Achei a abordagem muito interessante. Então fica ai o trecho:
Fixe o Prazo e o Orçamento, Flexibilize o Escopo
Lance dentro do prazo e do orçamento
Aqui vai uma maneira fácil de lançar dentro do prazo e do orçamento: mantenha-os fixos. Nunca jogue mais tempo ou dinheiro em um problema, apenas diminue o escopo.
Existe um mito que diz o seguinte: podemos lançar no prazo, no orçamento e no escopo. Isso quase nunca acontece e quando acontece a qualidade normalmente sofre.
Se não puder encaixar tudo dentro do prazo e orçamento planejados então não aumente o tempo e o custo. Em vez disso, puxe o escopo para trás. Sempre existe tempo para adicionar coisas mais tarde – o mais tarde é eterno, o agora está voando.
Lançar alguma coisa grande que está um pouco menor em escopo do que o planejado é melhor do que lançar alguma coisa medíocre e cheio de buracos porque precisou atingir uma janela mágica de prazo, orçamento e escopo. Deixe a mágica para Houdini. Você tem um negócio de verdade para administrar e um produto real para entregar.
Nossa recomendação: abaixo o Escopo. É melhor fazer meio-produto do que um produto meia-boca (mais sobre isso depois).
Um, dois, três ...
Como um projeto chega a estar um ano atrasado? Um dia de cada vez.—Fred Brooks, engenheiro de software e cientista da computação
Nenhum comentário:
Postar um comentário