19 de set. de 2007

Prazo, Orçamento e Escopo

Ontem escutei algo sobre “Prazo, Orçamento e Escopo”. Foi falado que devemos sempre monitorar esses três pilares, e que eles giravam/refletiam em torno da qualidade, ou seja, se você descontrola um dos pilares você compromete a qualidade.

Hoje iniciei a leitura de um livro que falava sobre o assunto. Achei a abordagem muito interessante. Então fica ai o trecho:

Fixe o Prazo e o Orçamento, Flexibilize o Escopo

Lance dentro do prazo e do orçamento

Aqui vai uma maneira fácil de lançar dentro do prazo e do orçamento: mantenha-os fixos. Nunca jogue mais tempo ou dinheiro em um problema, apenas diminue o escopo.

Existe um mito que diz o seguinte: podemos lançar no prazo, no orçamento e no escopo. Isso quase nunca acontece e quando acontece a qualidade normalmente sofre.

Se não puder encaixar tudo dentro do prazo e orçamento planejados então não aumente o tempo e o custo. Em vez disso, puxe o escopo para trás. Sempre existe tempo para adicionar coisas mais tarde – o mais tarde é eterno, o agora está voando.

Lançar alguma coisa grande que está um pouco menor em escopo do que o planejado é melhor do que lançar alguma coisa medíocre e cheio de buracos porque precisou atingir uma janela mágica de prazo, orçamento e escopo. Deixe a mágica para Houdini. Você tem um negócio de verdade para administrar e um produto real para entregar.

Aqui vão os benefícios de fixar o prazo e orçamento e manter o escopo flexível: Priorização: Precisaremos descobrir o que é realmente importante. O que vai chegar ao lançamento inicial? Isso força uma restrição que o pressionará a tomar decisões difíceis em vez de ficar hesitando. Realidade: Configurar expectativas é a chave. Se tentar fixar o prazo, orçamento e escopo, não será capaz de entregar com um alto grau de qualidade. Claro, provavelmente poderá entregar alguma coisa, mas “alguma coisa” é o que realmente quer entregar? Flexibilidade: A habilidade de mudar é a chave. Ter tudo fixado torna as mudanças difíceis. Injetar flexibilidade de escopo apresentará opções baseadas em sua experiência real de construir o produto. Flexibilidade é seu amigo.

Nossa recomendação: abaixo o Escopo. É melhor fazer meio-produto do que um produto meia-boca (mais sobre isso depois).

Um, dois, três ...

Como um projeto chega a estar um ano atrasado? Um dia de cada vez.—Fred Brooks, engenheiro de software e cientista da computação

Nenhum comentário:

Google