3 de set. de 2007

WebMobile TechWeek 2007

Estive em São Paulo nos dias 31/08 e 01/09 junto com o Luciano Costa, participando do WebMobile TechWeek, um evento organizado pela DevMedia. Os assuntos em que estive presente giravam em torno de JEE e JME. Posto aqui duas coisas que achei de grande interesse:

Primeiro, o mercado para JME está gritando por gente que entre para trabalhar, e pode apostar faturar bastante. O Luciano escreveu alguns números sobre o mercado no blog dele, e quem quiser dá uma olhada é só conferir no http://lucianovc.blogspot.com/. Deu para perceber que ainda há muito problema na compatibilidade entre Sistemas Operacionais que dizem que implementam jsr’s, mas nem sempre estão na sua totalidade. Os emuladores também ainda são outra problemática, ou seja, é comum um desenvolvedor implementar no emulador e não funcionar do dispositivo, ou até mesmo o contrário, e o pior de tudo, funcionar em um dispositivo e no outro nem dá sinal de vida. Ai a tal da compatibilidade passa bem longe.

Conforme foi anunciado pelo representante da Nokia no Brasil a febre lá fora é Localidade! GPS vai ser o arroz do momento, ou seja, ninguém vai querer ficar sem ele no seu prato. Alguns exemplos foram mostrados para termos idéia da dimensão da porta de mercado que está se abrindo para que investir nisso. Participei de alguns "mini-cursos" para tentar aprender alguma coisa sobre o funcionamento da tecnologia e já dá até para aventurar algumas linhas de código agora. Passando para a área de EE, se eu fosse definir a guerra dos frameworks em uma frase seria a seguinte: “Struts 1 chegou o fim do seu reinado, Struts 2 ainda tem muito o que melhorar, e Jsf está tomando conta cada vez mais do mercado”.

Fiquei contente com o que vi sendo citado de tecnologia de ponta, e em vê que na Search Informática (onde trabalho atualmente) estamos indo no caminho certo. Trabalhei em um projeto que foi envolvido em muitos conflitos com a questão da adoção de uma tecnologia nova e pouco conhecida ainda. Mas quando a gente vê uma platéia entusiasmada com uma coisa que a gente já trabalha no dia a dia é fantástica a sensação de aprovação. Em resumo, Jsf junto com “JBoss RichFaces”, “JBoss Ajax4jsf” foi o que mais empolgou o pessoal, pela facilidade e praticidade nos componentes. Outra coisa em que temos investido também, é na utilização de Hibernate 3.2 com as anotações do javax.persistence também já bastante adotada pelos desenvolvedores que estavam presentes.

E claro, não posso deixar em branco o RubyOnRails (HEHEHEHE acredite num evento de Java ele não deixou a desejar, com os 10 minutos de apresentação fez sucesso!)

Passei um tempo mínimo dentro de uma sala escutando um pouco sobre o JavaFx (guerra ao flash), parece que até agora temos muito marketing da Sun e pouca realidade no desempenho. Ou seja, estão investindo muito na definição da linguagem ainda para depois investir no desempenho da tecnologia.

Para não deixar passar, não vi ninguém utilizando Eclipse para as demonstrações, não faço idéia o porquê disso, mas que usa NetBeans deve entender um pouco. A pesar de o NetBeans ter dado algum trabalho para alguns palestrantes (aquelas famosas travadas de 3 minutos) todos mantiveram a calma e superaram. Já que falei de IDE muita gente falou que vale apena pagar pela “IntelliJ IDEA”. Pelo que vi parece ser produtiva... NetBeans dominou e nem se ouve falar em eclipse para desenvolvimento em ME e para EE desde Servlet ao EJB3 foi mostrado os recursos no NetBeans. Detalhe, dessa vez não foi evento patrocinado pela Sun!

Nenhum comentário:

Google