Primeiro, o mercado para JME está gritando por gente que entre para trabalhar, e pode apostar faturar bastante. O Luciano escreveu alguns números sobre o mercado no blog dele, e quem quiser dá uma olhada é só conferir no http://lucianovc.blogspot.com/. Deu para perceber que ainda há muito problema na compatibilidade entre Sistemas Operacionais que dizem que implementam jsr’s, mas nem sempre estão na sua totalidade. Os emuladores também ainda são outra problemática, ou seja, é comum um desenvolvedor implementar no emulador e não funcionar do dispositivo, ou até mesmo o contrário, e o pior de tudo, funcionar em um dispositivo e no outro nem dá sinal de vida. Ai a tal da compatibilidade passa bem longe.
Fiquei contente com o que vi sendo citado de tecnologia de ponta, e em vê que na Search Informática (onde trabalho atualmente) estamos indo no caminho certo. Trabalhei em um projeto que foi envolvido em muitos conflitos com a questão da adoção de uma tecnologia nova e pouco conhecida ainda. Mas quando a gente vê uma platéia entusiasmada com uma coisa que a gente já trabalha no dia a dia é fantástica a sensação de aprovação. Em resumo, Jsf junto com “JBoss RichFaces”, “JBoss Ajax4jsf” foi o que mais empolgou o pessoal, pela facilidade e praticidade nos componentes. Outra coisa em que temos investido também, é na utilização de Hibernate 3.2 com as anotações do javax.persistence também já bastante adotada pelos desenvolvedores que estavam presentes.
E claro, não posso deixar em branco o RubyOnRails (HEHEHEHE acredite num evento de Java ele não deixou a desejar, com os 10 minutos de apresentação fez sucesso!)
Passei um tempo mínimo dentro de uma sala escutando um pouco sobre o JavaFx (guerra ao flash), parece que até agora temos muito marketing da Sun e pouca realidade no desempenho. Ou seja, estão investindo muito na definição da linguagem ainda para depois investir no desempenho da tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário