27 de set. de 2007

O Diabo está nos detalhes

O trecho do livro Caindo na Real é chocante para alguns (tipo eu)... Vale a pena refletir... Só é um Problema Quando é um Problema Não desperdice tempo com problemas que você ainda não tem Você precisa realmente se preocupar em escalar para 100.000 usuários hoje se vai levar dois anos para chegar lá? Você tem mesmo que contratar oito programadores se hoje você só precisa de três? Você precisa realmente de 12 servidores top-de-linha agora se dá para rodar em dois por um ano? Apenas se vire As pessoas costumam gastar tempo demais logo de cara tentando resolver problemas que elas ainda nem têm. Não faça isso. Poxa, nós lançamos o Basecamp sem a habilidade de cobrar os clientes! Como o produto é cobrado mensalmente, sabíamos que teríamos um intervalo de 30 dias para dar um jeito. Usamos aquele tempo para resolver problemas mais urgentes e então, após o lançamento, enfrentamos a cobrança. Deu certo (e nos forçou a adotar uma solução simples, sem firulas desnecessárias). Não esquente com uma coisa até que você tenha de fato que fazê-lo. Não desenvolva demais. Aumente hardware e software de sistema conforme necessário. Se ficar lento por uma ou duas semanas não será o fim do mundo. Apenas seja honesto: explique para os seus clientes que você está passando por dores de crescimento. Eles podem não ficar empolgados mas apreciarão a franqueza. Resumo da Ópera: Tome decisões só no momento necessário, pois aí você terá acesso à informação real de que precisa. Entrementes você estará em condições de prestar atenção às coisas que requerem cuidado imediato.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que depende muito do ambiente que está. Do tipo de sistema desenvolvido. Por exemplo: se for um sistema crítico e vc já prever um problema e deixar pra corrigir só quando quando acontecer o problema você cometeu - no mínimo - omissão. Não da pra tratar tudo dessa maneira. O sistema que a pessoa descreve provavelmente dever ter sido um sistema de Padaria, sem contrato formal (la garantia soy jo).

Resumo da Ópera: cuidado para não se passar por incopetente e irresponsável.

Tiago Ramos disse...

Aposto que você já ouviu falar de um sistema com previsão de 500.000 usuários, com quatro programadores, um gerente de projeto, três analistas, um servidor parrudo dedicado e praticamente parado... Quem hoje lança sistema/problema tão gigante assim?

Não seria melhor vender pão todo dia e montar uma rede um dia? Ou seria melhor montar uma rede pra depois abrir a padaria?

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Google